Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

 Até 1925, a região onde hoje está localizada a cidade de Pescador era habitada apenas pelas famílias de Henrique Alves Batista, Santo Batista, José Ferreira do Oliveira e Antônio Papagaio, além de uns poucos colonos. A 1º de setembro de 1925 chegou o padre Capuchinho Frei Gaspar de Módica, que celebrou missa na fazenda do Sr. Antônio Papagaio, e no dia seguinte, na fazenda de Henrique Alves Batista. 
Dias depois, o Sr. Henrique Alves Batista, a conselho do Frei Gaspar de Módica, distribuiu terras ao povo que chegava para desbravar as matas, motivando o início de um povoado. Já erguido o povoado, no dia 29 de Junho, dia de São Pedro, o Frei Gaspar de Módica, abrindo uma picada no meio da mata, ao chegar ao povoado, o povo teria exclamado: 'São Pedro vos trouxe aqui!', frase que originou o nome São Pedro, que mais tarde, pela Lei nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, passou para Pescador, por ser São Pedro conhecido como 'O Pescador'. 
Um dos fatores que motivou o rápido crescimento do povoado foi a abertura da estrada Igreja Nova (hoje Campanário) - São Pedro(atual Pescador), pois esta estrada permitia a ligação com Itambacuri. 

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA: 

 Fundado em 1925, o povoado de São Pedro foi elevado a distrito pela Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, com território desmembrado do distrito de Igreja Nova(hoje Campanário). Pela Lei nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, perdeu terras para o distrito de Fidelândia(ex-São Fidélis), município de Ataléia , e passou a se denominar Pescador. Pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, passou a município, com território desmembrado de município de Itambacuri. 

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA: 

O município de Pescador está jurisdicionado à Comarca de Itambacuri, de 2ª Entrância, desde sua emancipação.